Primeiro Observatório de Dados sobre Climatério e Menopausa da América Latina

Diante da desinformação existente em relação ao climatério / menopausa, em No Pausa realizamos um relatório exploratório de dados em nossas redes sociais para, com estes dados preliminares, lançar o Primeiro Observatório de Dados sobre Climatério e Menopausa da América Latina sobre esta temática.

E você, quanto sabe sobre esta etapa que representa quase 1/3 da vida das pessoas que menstruam?

Há mais de 2 anos o No Pausa busca dar visibilidade ao climatério / menopausa com uma perspetiva de género contemporânea e intergeracional e, através da informação e do apoio, melhorar a qualidade de vida das pessoas que vão deixar de menstruar.

O Climatério / Menopausa é um processo natural – que também pode ser induzido – pelo qual vai passar toda pessoa que menstruou. Além disso, no século 21, essa etapa abrange ⅓ da vida e em 2030 impactará mais de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo – cerca de 12% da população mundial – e 37 milhões somente na América Latina.

Apesar de impactar a tanta gente, esta etapa ainda é um tabu. Seus sintomas afetam a qualidade de vida de quem a atravessa e pode impactar a qualidade de vida, além de sua relação com o meio social e de trabalho. A OMS indica que 75% das pessoas que a atravessam apresentam sintomas. Mesmo assim, 70% das pessoas que deixam de menstruar não possuem informações suficientes para decidir como abordar esta etapa e não conhecem a real dimensão do seu impacto físico e psicológico.

O No Pausa busca romper com o tabu e ser a voz de referência do climatério / menopausa para a sociedade civil, setor privado, governos e organizações sociais. Com sede na Argentina e no Brasil, lutamos contra a desinformação e a falta de dados para impactar políticas públicas que promovam mudanças.

Por que os dados são importantes?

Os dados “concretos” são essenciais para a tomada de decisões. É a diferença entre “parece” e “é”. Mas e os dados atuais sobre o climatério / menopausa? Praticamente não existem. Os dados regionais sobre o impacto desta etapa nas pessoas que vão parar de menstruar são poucos e, em sua maioria, não são de domínio público.

No No Pausa acreditamos que aquilo que não tem nome não existe. Além disso, a falta de dados perpetua a invisibilidade do tema. É por isso que nos propusemos a criar o primeiro observatório de dados sobre climatério / menopausa da América Latina, por meio do qual queremos tornar visíveis os problemas que nascem da desinformação e fornecer insumos para as mudanças. Queremos observar e monitorar como – e em que grau – o Climatério / Menopausa afeta a vida de quem passa por ele na América Latina.

Para alcançar nosso objetivo, propomos democratizar os dados com o intuito de informar sobre a importância do impacto na saúde das pessoas que vão deixar de menstruar e, a partir de aí, promover a geração de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida. Mas, acima de tudo, queremos quebrar o tabu, porque para No Pausa, informação é poder.

Alguns números da pesquisa realizada na Comunidade No Pausa:

Artículos relacionados

5 razões para falar sobre a menopausa antes que ela chegue

Não é nenhuma novidade que os estereótipos negativos associados à menopausa nos afastam da informação. Muitas mulheres nos contaram que foram pegas de “surpresa” porque sentiam que ainda faltava muito para “o momento chegar” e acabaram “atropeladas” por ele. É aí que percebemos que quanto mais nos informamos, mais sabemos que não existe um “momento padrão” […]

Ver nota

De menstruar a deixar de menstruar: tudo faz parte do ciclo

8 de março de 2021 Os Tabus Menstruais existem e não são novidade. Se alguma vez você menstruou deve saber disso. O estigma da menstruação – ou da falta dela – nos condiciona. Mas como as condições não necessariamente determinam, incansáveis ​​têm sido as lutas históricas para promover a mudança sociocultural em relação a menstruação […]

Ver nota

No Dia Internacional da Menopausa, fazemos um convite a você: vamos falar sobre o assunto?

Mudamos de século, muita coisa mudou e o nosso olhar sobre a menopausa infelizmente, não avançou. Vamos a refletir juntxs? Pronta pra um choque de realidade? Dessas notícias que a gente sabe que existem, mas adoramos ignorar? Estamos em 2020 – 20% do século 21 já passou – e a menopausa continua sendo percebida, na […]

Ver nota
VER TODAS

#Vamosfalarsobre menopausaSEM TABUAS. ILIMITADO. SEM MEDOS

Fique por dentro de todas as novidades que temos para te contar. Assine e nos ajude a visibilizar o Climatério/Menopausa!

No Pausa e seu conteúdo destinam-se apenas a fins informativos e não devem ser tomados como substitutos de aconselhamento médico qualificado. Esta é a nossa experiência pessoal. Consulte seu médico ou outro profissional devidamente qualificado antes de iniciar qualquer tratamento ou tomar qualquer decisão relacionada à sua saúde. Os artigos que detalham experiências pessoais são apenas isso: histórias pessoais. Estes, como toda a informação do site, são fornecidos apenas para fins informativos.